quinta-feira, 12 de julho de 2012

Trocar SD Interno pelo SD Externo - Genesis GT-7200


Este tutorial serve para quem está com pouco espaço para jogos e aplicativos na sua Memória SD Interna de 2,50GB ou porque quer deixar seus jogos no Micro SD Externo, ele altera o arquivo "vold.fstab" localizado na pasta System/etc/*vold.fstab* para que reconheça o SD Interno como Externo e o SD Externo como Interno.

"Não me responsabilizo por danos causados ao aparelho"

Tutorial:

* Baixe os arquivos necessários aqui --> Trocar SD Interno pelo Externo - GT-7200

* Extraia e coloque os dois arquivos no SD Interno;

* Instale o ROOT Explorer(que é um dos dois arquivos);

* Abra o ROOT Explorer e procure pela pasta chamada "sdcard" e abra ela;

* Na pasta "sdcard" localize o outro arquivo que foi colocado no SD Interno chamado "vold.fstab";

* Pressione o dedo sobre ele até abrir um menu com varias opções;

* Selecione "Mover";

* Agora volte (até onde está a pasta "sdcard" ) pressionando a setinha curva ( do lado dos volumes - e + );

* Ache a pasta "system", entre nela, e entre na pasta "etc";

* Pressione colar, feche e reinicie o Tablet.

* Para ver se deu certo vá em: Configurações/Armazenamento, e confira.

OBS 1: Se não funcionar Instale o ROOT e o Super User no seu tablet e repita o tutorial.

 OBS 2: No "Armazenamento Interno" em "espaço total" tiver marcando a memória do seu Cartão Micro SD e em "EXTSD" em "espaço total" tiver marcando 2,50GB ou outro valor próximo é porque deu certo.

"Veja mais detalhadamente no vídeo abaixo"




86 comentários:

  1. como é que o teu tem 2,5gb? o meu só tem 1,62gb no sdcard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara, tem gente reclamando que seus tablets estão com 1,62GB em vez de 2,50GB, sinceramente eu não sei te dizer porque, eu suspeito que é da Versão do android instalado ou algum app que venha no sistema que esteja ocupando mais espaço, mas o tutorial acima funcionou? Você testou?

      Excluir
  2. Como entro em contato com vcs? gostaria de fazer algumas perguntas..
    zeeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu não tenho nada a ver com o pessoal da genesis eu só criei esse blog para ajudar um pouco a galera que tá com dificuldade em achar jogos e coisas do tipo.

      Excluir
  3. Mas amigo, tem algum problema se eu tirar o sd externo?pq os arquivos do sistema vão estar nele, e pq ali tem que vc não se responsabiliza? é perigoso ou houve algum caso de problema com esse procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vão ficar arquivos do sistema no sd, vão ficar somente os arquivos do jogos e apps que você tem no tablet, se quiser remover (aconselho desligar primeiro o tablet para tirar o sd) ou pode simplesmente remover sem desligar, mas ai você corre risco de perder os arquivos contidos nele.

      Excluir
    2. ah, assim então dá pra fazer de boa, vou tentar, muito obrigado!

      Excluir
    3. Lucas eu tive problema agota meu gt so funciona normalmente se estiver ligado bo computador via usb caso contrario fica sl a imagem do robozinho alguem pode me ajudar ate voltei as configuracoes de fabrica e nadae tbm desfiz o procedimento mas nao adiantou

      Excluir
    4. cara aconteceu isso comigo tabem, vc tem q apagar o arquivo "vold.fstab(1)". isso aconteceu pq assim como eu, vc copiou o arquivo "vold.fstab" e o serto é vc mover e não copiar! então vc apaga o arquivo "vold.fstab(1)" e faz o procedimento novamente q vai funcionar! já estou até desfrutando da memória q agora é de 8gb hehehe... em breve vou colocar um de 16gb, flw.....

      Excluir
  4. como acerto minha hora sem ela voltar a ficar atrazada?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde instalei ak mas tentei fazer o processo inverso para voltar com o arquivo "vold.fstab" para a pasta original e deu um erro e meu tablet não liga mais fica só naquela apresentação inicial da android, o que devo fazer? Devo instalar a rom ics original dele denovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, que eu saiba não tem outra opção.

      Excluir
    2. MESMO TENTANDO REINSTALAR A ROM ORIGINAL NAO CONSEGUI.TEM ALGUM MACETE PARA M PASSAR?

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. eu ja tenho varios jogos gameloft.
    caso eu fizer isso eu vou perder o data de todos os games?
    vc aconselha eu fazer isso com o tablet formatado sem nada?
    ou ñ tem problema se ue fizer do jeito q ta com todos os games e aplicativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte salva as pastas do SD INTERNO no PC, ai faz o tutorial com o tablet sem nada e depois bota as pastas de volta no novo SD INTERNO.

      Excluir
  8. ñ aconteceu nada fico do mesmo jeito
    ARMAZENAMENTO INTERNO 2,50 EXTSD 7,38.
    vc sabe se tem q dar alguma permissão pro rootexplorer mudar os arquivos.

    ResponderExcluir
  9. Pq eu tentei excluir o arquivo ele ñ deixou.
    eu acho q ele ñ deixou fazer substituição do arquivo.

    ResponderExcluir
  10. AI manow presto mas depois q instalei superuser..
    da primeira vez tava sem superuser.

    ResponderExcluir
  11. vlw cara graças a vc meu tablet deu um ap

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Faz o tutorial usando o ROOT e o Super user no tablet

      Excluir
  13. eu consegui mais eu quero deixar no interno mesmo i agora para voutar ao normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta redefinir as configurações de fábrica ou edita de novo para os dados antigos

      Excluir
  14. fiz isso e meu tablet nao liga fica so no androi inicial to deseperado cara me da uma soluçao nao quero perde meu tablet

    ResponderExcluir
  15. cara fis tudo certo fora a pasta lost.dir apareceu mais duas a android_secure e outra android ,me esplica qual devo colocar jogos da gameloft e qua tenho q colocar as outras

    ResponderExcluir
  16. meu boa tarde eu gostaria de colocar um livro no elbok + eu coloco mas nao consigo visualisar na biblioteca ( muma pasta onde fica os livros uma estante desde ja grato.

    ResponderExcluir
  17. bem, fiz todo o processo e rolou legal eis as minhas duvidas:
    - se eu restaurar as configurações de fábrica quem será formatado, o cartão de memória ou a memoria interna?
    - como faço para ter o acesso root neste tablet, pois sou desenvolvedor e quando uso um método para armazenar os dados da minha aplicação ele sempre armazena apartir do SDCard interno. será que alguma configuração precisaria ser feita no tablet para que eu tenha acesso ao cartão de memória? já setei na minha aplicação o diretório "/mnt/extsd/" essa deveria ser a localização do cartão de memória, porém dentro da memória interna ele cria as pastas mnt e dentro dela a extsd, quando na verdade deveria apenas acessar a mnt e extsd do Root. como libero este bem dito Root??

    ResponderExcluir
  18. Valew !! Muito boa sua explicação, funcionou de primeira.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. amigo, eu instalei o root e fui seguir os passos mas o vold.fstab ja estava na pasta sistem, sem eu mexer. e minha memória continua a mesma.
    sabe o q posso fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc tentar colar o vold.fstab ele pede se vc quer substituir o arquivo existente, então vc clica em sim...

      Excluir
  20. Olá Rafael, no GT1230 ele nao tá deixando salvar a alteração. como posso mudar de R/W para R/O no explorer?

    ResponderExcluir
  21. cara eu nao acho o arquivo q vc indico , oq eu faço ?

    ResponderExcluir
  22. fiz no meu GT-7220s e deu tudo certo agora ele tem 32GB de memoria.. valeu pela dica :-)

    ResponderExcluir
  23. http://genesistabletsfan.blogspot.com.br/2012/08/roms-atualizacao-para-o-tablet-gt-7220s.html ... esse é o link para o pessoal ai q fez de maneira errada e o tablet só liga quando espeta o cabo usb no pc. só baixar a roms no site do fabricante , depois click no link !!

    ResponderExcluir
  24. Cara, muito boa sua explicacao, finalmente uma informacao util q solucionou o problema do "espaco insuficiente", instalei um sd de 16gb e quero ver dar espaco insuficiente agora. Outra coisa q percebi eh q depois de realizar o procedimento o boot ficou muuuuuito mais rapido, antes demorava 2 minutos, agora em 40 segundos contados no relogio! turbinou ele tbm!. O meu nem eh genesis e o seu tutorial funcionou perfeitamente, seu blog agora esta no meu favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso verdade ele liga bem mais rapido mesmo

      Excluir
  25. quando vou baixar o programa ele alerta dizendo que ta sem cartão interno voce poderia me ajudar com isso ?

    ResponderExcluir
  26. muito bom deu cetinho o meu gt 7200 vle mano

    ResponderExcluir
  27. ola,amigo,eu fis isso no 7205s e deu tudo sertinho,o poblema foi o spb shell,eu so tenho o data dele agora,onde eu arrumo o apk? tem como vc me mandar o seu contato?eu sei que vc fes esse blog so pra ajudar,mas eu adoro o seu trabalho,muito bom cara adoro seu blog ,te amo S2 ^^ kk brinks mas cara te agradeço muito muito muito muito mesmo,valeu

    ResponderExcluir
  28. mano na hora de move esta dano memoria insuficiente oq eu faço??

    ResponderExcluir
  29. pow comigo deu certo! e foi de primeira vlw. esse blog está me ajudando muito!!!obrigado, pelo seu esforço e dedicação em ajudar! agora meu tablet está com 8 gigas de armazenamento interno! chega de desinstalar um jogo para instalar outro!!!

    ResponderExcluir
  30. Valeu brother, funcionou perfeitamente!!!!

    ResponderExcluir
  31. Armazenamento interno: 7,39 extsd: 1,62. deu certinho!

    ResponderExcluir
  32. aeeeeeeeee vlw deu certinho boa

    ResponderExcluir
  33. Vlwwwwwwwwww mt bom funfo perfeitin agr é so por os jogos e se arrebenta jogando!!!

    ResponderExcluir
  34. vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww mesmo funfo certinhoo aki!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. Fiz todo o processo e não funcionu, e agora o tablet esta travado na tela inicial, apenas rodando o android. Oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. tem como colocar a Data dos jogos no sd externo sem fazer root?

    ResponderExcluir
  37. ola amigos tenho um tablet da Navcity marca NT 1710 estou com o mesmo p´roblema dos amigos do blog sem espaço tentei faser o procedimento como mostrado no video mais deu o seguinte ( so que o arquivo CHAMADO VOLD.FSTAD nao esta dentro da pasta SDCERD esta dentro da pasta etc e agora .

    ResponderExcluir
  38. obrigado pelo tuto, mais aparece 2 armazenamentos interno, um so com 500mb q é o que esta contando na hora de instalar e me impede ultrapassar este limite e o outro com 32gb, como proceder?

    ResponderExcluir
  39. tenho um tablet da marca NAVCItY NT1710 perdi alguns dados,programas,camera...etc keria saber como faço para recupera-los...

    ResponderExcluir
  40. Fiz no NavCity NT1710 e ele deu certo e taals mas meu fala que meu cartão de memoria
    Meu Cartão SD esta danificado mas a memoria interna ta de 8GB é norma o falar que o cartão esta danificado ??

    ResponderExcluir
  41. O meu aconteceu a msm coisa ? será q isso vai me prejudicar algum dia ou se tem como reverter isso mais pra frente?
    Obrigado. Funfou legal.

    ResponderExcluir
  42. vale deu certo de primeira agora tenho 16 de memoria interna show

    ResponderExcluir
  43. O processo funciona no Tablet HD7 da DL?

    ResponderExcluir
  44. vlw cara obrigado !

    Esta funcionando no meu GENESIS 7200GT .

    ResponderExcluir
  45. Olá Gostaria de Saber se ele Funciona em Tablet HD7 da DL?

    ResponderExcluir
  46. ótimo tutorial deu certinho no meu GT 7200.
    vlw!

    ResponderExcluir
  47. Valeu amigo, funcionou de cara!Abraço

    ResponderExcluir
  48. cara, fiz tudo certinho, o root e tudo, mais quando chego na parte de abrir a pasta mnt/sdcard ou algo assim, eu abro a pasta, mas não aparece nada nela, assim tambem acontece quando tento abrir as pastas de systema, como /sys ou /acct, sabe pq isso acontece??? dito acima, ja tenho o superSU e root feitos, uso o es file explorer and file manager e tb uso o astro file explorer eu acho, mas nenhum deles aparece essas pastas de sistema, o q eu faço?? meu tablet é um tab t735 da cce, q ja vem rooteado, porem desinstalei o superSU de maneira errada e fodeo o meu tablet, consegui fazer o root denovo mas como ja disse, não consigo acessar conteudo das pastas de sistema, ajuda pfv!!!

    ResponderExcluir
  49. Puta cara consegui !!!!!!!!!!!!!!! Valew ai pelo tutorial ;) . Tá funfando de boa.

    ResponderExcluir
  50. Funcionou blz aqui. Valeu man

    ResponderExcluir
  51. ENTAO, TENHO UM TABLET DA ORANGE, FUNFA TBM NELE?
    OBG

    ResponderExcluir
  52. krai.. fiz o processo, mas agora ele n entra na aerea de trab! como faço? fica somente lendo, mas n entra! to tentando acessar pelo usb no pc, mas o pc n identifica, devido ter q autorizar a entrada do usb pelo tablet, como entro no tablet via usb sem ter q acessar o tablet e dar permiçao???

    ResponderExcluir
  53. eu ja tinha feito isso so que fui tentar unir duas memoria deu zica agora so liga via usb

    ResponderExcluir
  54. O meu aconteceu isso não sai da tela de iniciação e só inicia de eu conectar ao pc... não consigo formata nem reintalar o android...

    ResponderExcluir
  55. valeu funcionou direitinho parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  56. *_* agora tenho 8Gb, obrigada por postar um tutorial fácil para noobs, porque os demais diziam a mesma coisa de uma forma tão difícil que eu tive duvidas se funcionaria, aqui tava dando memória cheia só porque instalei uns games como illusia 2, sas3, soulcraft, my little pony, etc =) salvou o dia o/

    ResponderExcluir
  57. como eu volto para o normal caso eu não queira usar a memoria externa como memória interna ?

    ResponderExcluir
  58. e depois se eu quiser botar em um dispositivo diferente fica a mesma coisa que antes ne o cartao fica no mesmo local e se eu quiser tirar como tira como faz para tirar

    ResponderExcluir
  59. O meu deu certo ! Meu tablet é MEOTEC MT-701, e deu certo com meu cartão de 4 gb é pouco mas ficou melhor ! Mas como faço para voltar ao normal depois se eu precisar ?

    ResponderExcluir
  60. hahaha vlw cara vlwww muito obrigado mesmo deu certo mano agora deu pra jogar qulquer jogo vlw

    ResponderExcluir
  61. Mano o dono daqui nao ajuda. Pfvr o meu tablet nao sair da tela android ajuda aki

    ResponderExcluir
  62. Quando eu baixo um jogo ou tento, eu não consigo por que além de dar erro, pelo menos nem baixa. Ai eu queria sua ajuda. Como resolvo isso, pois dá um erro assim: "Erro... Não há espaço no armazenamento externo." Se puder me ajudar - eu tenho um Galaxy S4. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  63. Olá, fiz todo o procedimento, porém qdo tento mover o arquivo "vold.fstab"; para a pasta system diz que é impossivel mover pq é um arquivo somente leitura, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  64. Onde acho o super user? porque não deu certo.. falou que o arquivo era de apenas leitura e não moveu.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia gostaria de uma ajuda de como devo proceder para salvar na Memória Externa SD dos meus Tablets Genesis GT-7306 e GT-7320, pois já solicitei ajuda para o suporte e fui informado que não dá pra fazer isso, então resolvi pedir ajuda pois acho que alguém deve saber como devo proceder para salvar no SD Externo em vez do SD Interno, igual ao procedimento do tópico acima. Agradeceria muito se pudessem me enviar uma ajuda a respeito desse assunto o meu e-mail para contato é: tonyseisa@gmail.com, ou podem postar aqui nesse tópico. Agradeço qualquer ajuda. Tony.

    ResponderExcluir